A história de Cristo, transmitida desde Jerusalém, chegou a todo o mundo conhecido na epoca. As mais longínquas distâncias foram percorridas em direção a leste, sendo a primeira viagem realizada pelo apóstolo Tomé que alcançou o sul da Índia, onde ainda se encontram reminiscências  da sua passagem.

Ao longo dos séculos muitos missionários caminharam para leste por entre as diversas tribos que se estendiam desde Jerusalém a toda a China. Estes percursos atingiram o auge quando, no sec. XV, os portugueses iniciaram as suas expedições por estes locais, na companhia de missionários Jesuítas que chegaram a alcançar o Japão, fundando mais de 800 missões ao longo da sua jornada.

Este livro relata a surpreendente história do Padre António de Andrade, que percorrendo os Himalaias, chegou ao Tibete onde fundou uma missão em 1625. 

A partir do primeiro quarto do seculo xvi, várias ordens religiosas enviaram os seus missionários aumentando significativamente o seu número nestas regiões, chegando alguns a competir com os jesuítas na difusão da palavra de Cristo. Outros foram para novas áreas abertas à conversão ao cristianismo e ao estabelecimento de atividades comerciais.